sábado, 16 de novembro de 2013

Instalando o Ubuntu 13.10 no Ultrabook Asus S46C

Adquiri um ASUS S46CM, um Core i7 com 8GB RAM, HD de 750 GB, SSD 24 GB e placa NVIDIA 635M. Ele com o Windows 8 instalado, e eu instalei o Ubuntu 13.10 64 bits, deixando a máquina com dual-boot. Ao contrário da maioria das instalações do Ubuntu que fiz no passado, a instalação nessa máquina não foi trivial, e resolvi postar aqui detalhes para servir de referência para outros usuários do Ubuntu Linux.

Em primeiro lugar, eu alterei o particionamento do disco para dar espaço para o Ubuntu. Isso eu fiz no próprio Windows, na janela de gerenciamento de disco, de acordo como descrito nesse tutorial. Esse modelo da Asus vem com o disco particionado em duas unidades, C e D. Eu removi a unidade D, que vem vazia de fábrica, e reduzi o tamanho da unidade C.

Em seguida, eu dei o boot num pen-drive com o instalador de Ubuntu, teclando Esc quando o computador está iniciando, e selecionando a unidade USB como dispositivo de boot. Ao mandar instalar o Ubuntu, eu selecionei a opção de instalar-lo juntamente com o Windows.

Terminado a instalação, reiniciei a máquina sem conseguir carregar o Ubuntu, provavelmente devido aos recursos de boot seguro dessa máquina. Para resolver o problema, usei o Boot-Repair, dentro do próprio instalador do Ubuntu, seguindo as instruções descritas neste site, selecionando o modo recomendado pela aplicação.

Após a sua execução, a máquina passou a carregar o Ubuntu perfeitamente, mas percebi que ela estava esquentando mais do que quando o Windows era usado. Isso se deve ao seu vídeo ser híbrido, ou seja, a NVidia trabalha em conjunto com uma placa Intel, e o Ubuntu não as configurou corretamente na instalação. Instalei o Bumblebee, de acordo com as instruções desse site, e a máquina passou a ter sua temperatura normalizada.

Terminado esses procedimentos, tenho agora o Ubuntu funcionando perfeitamente. Ainda falta eu configurar-lo para tirar proveito do disco SSD, como um cache para o HD. Quando fizer essa configuração, eu compartilharei neste blog.


Nenhum comentário: